A PRATICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

Praticar exercícios físicos é a melhor maneira para atingir o bom funcionamento do organismo. Pesquisas comprovaram que atividade física libera no cérebro substâncias que provocam sensações de paz e quietação. Na terceira idade deve-se ter atenção redobrada quanto a importância de fazer atividades físicas regularmente.

A prática de exercícios físicos na terceira idade é de extrema importância para reduzir os riscos de saúde causados pelo tempo, como enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, cansaço e outros. Ter o hábito de praticar atividades é difícil, mas com esforço e dedicação, é possível aderir esse costume que traz muitos benefícios para essa faixa etária. Benefícios como bem-estar físico e mental, prevenção de doenças cardiovasculares, redução de pressão arterial, fortalecimento e redução de gorduras, são alcançados quando há o costume de se exercitar.

Fazer alongamentos é importante para evitar atrofiamentos, melhorar a flexibilidade e circulação sanguínea, por exemplo. Uma das atividades físicas mais comuns também é a caminhada, que, além de ajudar na inclusão social dos idosos, fortalece os músculos e as articulações de modo geral. Outas atividades como hidroginástica, yoga e andar de bicicleta também proporcionam benefícios para a saúde, só é preciso achar a atividade física que mais lhe agrada.

A falta de oportunidade ou de motivação, são fatores que afetam os idosos, fazendo com que estes acreditem não serem aptos a praticar exercícios. Essa ideia criada não pode ser propagada, pois mesmo que sejam mínimas, as atividades físicas são de extrema importância para todos, principalmente na terceira idade.

Muitos idosos não sabem a importância de praticar exercícios físicos, se você tem na sua família alguém na terceira idade que não pratica atividades físicas, incentiva-lo a começar vai ajudá-lo e muito. Aqui na Serena Idade realizamos atividades físicas de forma agradável e confortável para nossos residentes!

 

 

 

 

Deixe um comentário