CUIDADOS COM IDOSOS ENFERMOS

Nesta semana comemoramos o dia do enfermo, esta data é importante para sensibilizar a população em geral para a necessidade de cuidados especiais das pessoas, principalmente os idosos.

Para isso, vamos mostrar alguns cuidados que são importantes para quem tem mais idade e, infelizmente, não está com a saúde muito boa.

– Contrate um profissional qualificado

Contratar um cuidador de idoso é fundamenta para as pessoas de idade. O profissional é especializado para assegurar o conforto e a segurança e quem está a seus cuidados.

Quando o idoso está com uma doença grave e/ou termina, é necessário contratar um enfermeiro ou uma casa de repouso, assim, o profissional consegue ministrar as medicações, monitorar sinais vitais e ficar atento a sinais de sofrimento, que podem significar a necessidade de atenção médica.

– É necessário fazer exercícios físicos

Isso vale até para um paciente acamado! É fundamental que o idoso se exercite, mas dentro dos limites de sua condição.

Por isso que, nos hospitais, possuem fisioterapeutas, que trabalham alguns movimentos e alongamentos básicos com os pacientes.

É indicado fazer exercícios duas vezes ao dia, para evitar a atrofia dos músculos, preservar o funcionamento de articulações e evitar problemas circulatórios.

– Monitore os sinais vitais

Dependendo o quadro que o idoso apresenta, é necessário fazer um monitoramento constantemente nos sinais vitais. Felizmente, alguns índices podem ser controlados, como:

  • Temperatura;
  • Pulso;
  • Pressão arterial;
  • Pressão venosa central;
  • Oxigenação do sangue.

Quando são analisadas, podem fornecer informações a respeito do quadro de saúde do paciente. Assim, é possível tomar decisões para melhorar a saúde do idoso.

– Não deixe o idoso na mesma posição

Quando o idoso fica parada na mesma posição durante um determinado tempo, ele sentirá dores ou formigamento no corpo.

Por isso, caso o paciente está acamado, deve trocar de posição a cada duas horas.

A permanência prolongada em uma mesma posição, pode causar dores e cãibras, podendo causar lesões por pressões.

A mudança constante de posição do idoso alivia a pressão sobre certas regiões do corpo, evitando que ela seja excessiva.

Deixe um comentário